-
Arquitetos: Spaces Architects@ka
- Área: 1 m²
-
Fotografias:Akhil bakshi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída num terreno de 10.000 m², com 1.858 m² de área construída. Com um vocabulário contemporâneo reforçado pela atenção aos detalhes, o arranjo da estrutura garante vistas à piscina ou ao gramado de todas as partes da casa.
Casa da Fazenda é, certamente, um eufemismo para esta casa. "Mansão" ou "hotel de luxo" podem ser palavras mais apropriadas para definir o projeto. Enormes quartos e banheiros, ofurôs, banheiras de hidromassagem, saunas, uma sala de jogos e um spa são partes do conjunto. A geometria da estrutura é composta por um conjunto de blocos perpendiculares, com uma caixa em balanço sobre a entrada. Uma sala na entrada abriga uma lareira para os dias frios em Deli, com um volume de água na sua periferia. Essa combinação incomum evoca a imagem dual do fogo e da água.
A edificação, uma estrutura moderna, situa-se na extremidade traseira do lote retangular, com um jardim frontal. Sua geometria é composta por um conjunto de blocos perpendiculares, com uma caixa saliente em balanço sobre a entrada. Uma pérgola lança sombras interessantes, que mudam com o decorrer do dia. Variadas composições arquitetônicas apresentam-se, quando vistas a partir de pontos diferentes. A aproximação desde a estrada oferece uma visão do bloco em balanço, revestido em zinco, dando-lhe um caráter distintivo. O restante do exterior é uma combinação de vidro, e revestimento de pedras.
Dois pavimentos abrigam as áreas privadas e semi-privadas. Há duas unidades para hóspedes que faceiam os jardins e as principais áreas com vista para a piscina. O piso térreo contém o saguão, salas de desenho e jantar, dois dormitórios e um bar, enquanto o piso superior possui três dormitórios com uma suíte. Ao lado da piscina, em ângulo reto com a sala de estar, estão o home theater e o ginásio. O spa está num ângulo reto com a sala de jantar, criando um espaço privado fechado. Especial atenção foi dada ao tratamento dos tetos em cada quarto, oferecendo uma aparência leve e opções de iluminação para todos os espaços.
Entrando na casa através das altas portas levam ao saguão de pé-direito duplo, com um escritório ao lado. Internamente, a escada leva ao primeiro pavimento, seus painéis de vidro permitem iluminar o espaço interno, com vistas para o jardim frontal. O espaço é dramatizado pelo revestimento rústico em pedra indiana em suas paredes laterais.
Mais adiante, há um vislumbre da piscina desde o saguão e muitos dos espaços internos têm vistas para ele. No entanto, a vista mais espetacular da casa é da piscina. As salas de jantar e desenho são colocadas em ângulos retos entre si, enquanto que um elevador de vidro no hall de entrada apresenta um corpo de água em torno dele. Ele conecta espaços internos e externos, trazendo a natureza para perto do espaço de estar, permitindo também iluminação para a sala de estar da família. Os dois dormitórios estão ao lado do elevador de vidro e a sala de estar conecta-se com a cozinha (que também pode ser acessada desde a sala de jantar), e para o bar na extremidade.
A escadaria leva ao andar superior, onde o saguão apresenta um panorama das salas de desenhos e jantar abaixo. Dois dormitórios foram inseridos precisamente sobre os dois abaixo, sendo que um deles se estende acima do lobby de entrada no piso inferior. O dormitório principal, no outro extremo, possui varandas que abrem-se para o jardim frontal e área da piscina.
A área da piscina com os espaços privados abraçando-a é a parte mais interessante da casa, já que o espaço é alterado com a luz do sol em diferentes momentos do dia. A academia (que se estende para um espaço de festa) e spa estão em um nível mais baixo, com degraus que levam ao terraço ajardinado acima da academia. A pérgola de madeira projeta sombras interessantes no terraço.
Um painel de madeira por todo o corredor acrescenta interesse visual, com suas linhas ecoando a pérgula externa. O banheiro principal possui vista para a piscina, assim como o terraço do ginásio. Com paredes envidraçadas envolvendo a área de lavatório, uma parede confere privacidade à banheira.
O projeto é uma tentativa de criar uma ânsia de explorar os espaços, enquanto se caminha por eles. Tratava-se de trabalhar com modelos em escala numerosas, testando formas e relações espaciais e, em seguida, refinando-as. O projeto também enfatizou detalhes em termos de materiais e formas. A atenção aos detalhes criou transições perfeitas entre diferentes espaços. Foram estudadas as conexões entre diferentes áreas, de modo que elas funcionem da melhor forma;